Estreia nesta quinta-feira, dia 09 de dezembro, às 20h, no estacionamento da UniCesumar, o espetáculo Sedentos, resultado do workshop criativo realizado pelo Open Program /Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, de Pontedera (Itália) , em Londrina. A performance será reapresentada no dia 11, no mesmo horário e local. O espetáculo “Sedentos” é gratuito, com classificação indicativa livre e intérprete de libras.No elenco, artistas independentes, professores e estudantes de artes cênicas, músicos, membros de coletivos artísticos londrinenses e participantes do Cartão de Visitas, uma das ações do CICLO no biênio 202072021. Com a programação de Sedentos, o CICLO – Circuito de Artes e Conceitos de Londrina marca a volta dos seus eventos presenciais e se firma como um grande festival de artes para Londrina. Concebido antes da pandemia, o CICLO fez sua estreia em meados de 2020, no auge da crise sanitária, por meio de recursos próprios e com importantes parcerias nacionais e internacionais. O contágio positivo através da arte, da beleza, do acolhimento e da sensibilidade em tempos tão difíceis para todos é a missão do evento que de 27 de novembro a 11 de dezembro de 2021, realiza ações em Londrina a partir da presença do grupo Open Program /Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, de Pontedera (Itália) com uma programação extensa que incluiu workshop, seminários, uma conferência e a parceira com o Coletivo Ciranda da Paz na realização do Mural das Artes, no bairro Nossa Senhora da Paz (Zona Oeste) no último final de semana.
A montagem “Sedentos” conclui a visita tão esperada de Mario Biagini, diretor associado do Open Program/Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards; acompanhado de Felicita Marcelli (Itália), Jorge Romero (Colômbia), Asli Turan (Turquia); em colaboração com Vicente Cabrera (Chile), Lucas Gonçalves (Brasil), Luciano Mendes de Jesus (Brasil), Sharon Pacheco (Colômbia) e mais as coreanas Hayeon Cho, Sunhwa Jee, Hong Yoonkyung , integrantes do grupo “Play Zero”, selecionado pelo Korean Arts Council – ARKO para uma residência artística com o Open Program. A vinda do grupo internacional para Londrina também marca o encerramento da primeira fase do Cartão de Visitas e direciona para a evolução do conceito da ação em 2022. Além do espetáculo teatral, o público também poderá admirar a instalação “Te Darei o Céu”, do artista plástico Danillo Villa, um desdobramento da obra “Eu Te Darei o Céu”, no CICLO na Concha.
O CICLO é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da UniCesumar e Copel; realização da Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Apoio da Superintendência Estadual de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, Visualitá Gestão em Design Estratégico, Teatro Della Toscana, Great Globe Foundation e Restaurante Caco Self Service e Oskman Advocacia. Parceira Institucional: Festival Internacional de Música de Londrina, Folha de Londrina e Espaço Vila Rica. Apoio cultural da Rádio Universidade FM.
Sedentos – Londrina
A partir da obra de René Daumal.
Coordenação: Open Program.
Dramaturgia: Mario Biagini.
Open Program – Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards: Mario Biagini, Felicita Marcelli, Jorge Romero, Asli Turan; em colaboração com: Vicente Cabrera, Lucas Gonçalves, Luciano Mendes de Jesus, Sharon Pacheco; participa da realização de “Sedentos – Londrina” o grupo “Play Zero”, selecionado pelo Korean Arts Council – ARKO para uma residência artística com o Open Program: Hayeon Cho, Sunhwa Jee, Hong Yoonkyung. Com os participantes do workshop criativo.
Canções compostas por Felicita Marcelli e Jorge Romero (a música “Qui peut” inicialmente composta por Agnieszka Kazimierska) e arranjada em colaboração com Mario Biagini e a participação de Vicente Cabrera e Sambou Diarra.