O Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards / Open Program se aproxima das comunidades e coletivos artísticos da Cidade através de encontros virtuais. Esse é o único contato possível por causa da limitação imposta pela pandemia do Coronavírus. 

É através das salas de reunião on-line que o elenco do Open Program se apresenta aos participantes do “Projeto Brisa: Saraus Artísticos“, às participantes da “Plenária das Mulheres Negras do Norte do Paraná“, ao grupo que atua junto às crianças do projeto “Ciranda da Paz“, no bairro Nossa Senhora da Paz (antiga Favela da Bratac) e às comunidades indígenas kaingang da Reserva Apucaraninha  Esses encontros aconteceram em 2020 e continuam a acontecer, com o objetivo da troca de experiências e da construção conjunta de uma linguagem artística compartilhada. 

A ação ganhou o nome de “Cartão de Visitas” por causa da pandemia, foi uma evolução da ideia original que era trazer o grupo pra Londrina em 2020. Em 2021, a vontade que o encontro seja presencial é grande, mas somos conscientes que tudo depende de como a questão da pandemia vai evoluir. 

No ano passado, foram realizados eventos online com o Projeto Brisa: Saraus Artísticos e com a Plenária de Mulheres Negras do Norte do Paraná. Em 2021, o nosso desejo é, através da articulação do através da articulação do Propocult junto com a CUIA – Comissão Universidade para os Índios – realizar um evento do “Cartão de Visitas” na reserva indígena. Tudo vem sendo desenhado a partir dos desejos e necessidades da comunidade. 

O OPEN PROGRAM: Em 2007, o diretor italiano Mario Biagini fundou o Open Program. Hoje, o grupo conta com onze atores de diferentes países e continentes. O coletivo desenvolve a sua prática artística no campo do trabalho teatral, sem perder de vista a comunidade e indivíduos onde se encontram, independente do pertencimento ao universo teatral. 

A prática do grupo no campo das artes performativas promove uma espécie de circulação orgânica entre a investigação interna e um contexto social mais amplo que extrapolam barreiras sociais, políticas e culturais. Teatro de pesquisa, com atenção especial para a música tradicional de povos africanos e americanos, encontros que resultam em performances de muita potencia e delicadeza. O Open Program usa as artes cênicas como ferramenta para o encontro, uma ocasião para redescobrir e compartilhar os valores humanos e artísticos intrínsecos à sua própria cultura.

Direção: Mario Biagini
Articulação: Graziele Sena, Fátima Beraldo, Silvio Ribeiro e Propocult
Elenco: Thomas Gasser, Agnieszka Kazimierska, Pauline Laulhe, Eduardo Landim, Felicita Marcelli, Daniel Ernest Mattar, Jorge Romero Mora, Graziele Sena.

OS PARTICIPANTES:
Plenária das Mulheres Negras Norte do PR
CUIA – Comissão Universidade para os Índios
– Ciranda da Paz
Projeto Brisa – Saraus Artísticos