girosciclo

CICLO promove Festival online de Teatro

Dezembro foi um grande mês para o CICLO. De 04 a 13 , aconteceram vários eventos online nos “Giros do CICLO”, mais uma edição do “Rever a Volta” – a ação que já havia colorido a fachada do Edifício Julio Fuganti em novembro; e dois encontros online do “Cartão de Visitas”. O CICLO é um projeto da Palipalan Arte e Cultura, com o patrocínio da Copel. Um festival multidisciplinar, com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, da Superintendência Estadual de Cultura e com a Folha de Londrina e RIC Record TV como media partners.

É um movimento redesenhado a muitas mãos a partir da crise criada pelo Coronavírus. Uma tribuna aberta à discussão, à alegria, à beleza e ao pensamento. “Um convite a enxergar, com outros olhos, as mudanças que se apresentam acerca do que é o ser humano a partir de agora e os desafios contemporâneos”, afirma Maria Fernanda Coelho, uma das idealizadoras.

“Diante do novo cenário mundial, o projeto CICLO se contamina e dissemina cultura, propondo uma forma positiva de contágio pela arte, abrindo janelas e possibilidades pra quando essa tempestade passar”, completa Patricia Braga Alves. Ambicioso, fora do comum, inclusivo e contagiante, o CICLO vem para somar à rica cena de festivais das mais variadas artes que animam o calendário cultural em Londrina há décadas. 

No dia 04 de dezembro, no canal do CICLO no YouTube estreiou a mostra de espetáculos online, batizada de “Giros”. A escolha do nome tem tudo a ver com uma das características do CICLO: aquela de ser um movimento, em constante construção. Os grupos participantes estão divididos em quatro “Giros”: o Giro Tradição, com a presença de espetáculos do mítico Odin Teatret (Dinamarca), do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália) e do Teatro Potlach (Itália); estes últimos também assinam a coprodução do CICLO 2020/2021. Os giros continuam com uma seleção de grupos da América Latina, no “Giro Internacional”, do Brasil, no “Giro Nacional” e de Londrina, no “Giro Local”, até dia 13 de dezembro. A escolha desses grupos participantes foi feita pelos de curadores do CICLO, equipe formada por Ney Piacentini, Valmir Santos, Stela Fischer e Rogério Francisco Costa.

Os Giros do CICLO ainda contaram com o apoio do Odin Teatret, Casarini Produções, Visualitá Casa de Design e Kinopus/Dramátika. Todos os espetáculos do Giro Tradição são legendados pela Casarini Produções e a direção de transmissão é da Kinopus/Dramátika.

Tags: No tags

Comments are closed.