Iniciativa da Catarsis – Arte para Infância e Juventude, companhia teatral que desde 2015 dedica grande parte de sua pesquisa à infância, a 1ª edição de “A gente que fez!” será realizada em ambiente virtual, no período de 03 a 28 de março de 2021, com programação de quarta a domingo. O mote pioneiro deste festival foi o protagonismo da criança no fazer.
Toda a produção passando por todas as áreas; da escolha das atrações até a identidade visual a questões de acessibilidade e divulgação, foram decididas e resolvidas pelas crianças integrantes da “Comissão de Crianças”. O trabalho foi realizado conjuntamente com profissionais que fizeram a mediação das ideias e das propostas em cada área: Atividades formativas; comunicação visual; divulgação e assessoria de imprensa; atividades artísticas e acessibilidade; rodas de conversa e mediações.
As crianças se dividiram em cinco grupos de trabalho, considerando as áreas específicas e respeitando a vontade de cada uma delas em compor um ou dois grupos.
“Estamos adorando acompanhar as crianças opinando em tudo, em todas as etapas do Festival”, conta atriz e produtora cultural da Catarsis, Aline Volpi. “No Festival, a criança estará ativa e envolvida porque participou de todo o processo de criação e das tomadas de decisões. Teve sua autonomia e responsabilidade valorizadas.”, complementa Aline.
Uma das curadoras que auxiliou as crianças na área musical, a maestrina Vastí Atique, explicou como foi a participação das crianças “Trabalhamos com as crianças os critérios de seleção dos grupos e juntos fizemos as escolhas dos trabalhos que foram contemplados”, explica.
Antes de fazerem as escolhas dos espetáculos inscritos por votação participaram de uma conversa com o profissional da área sobre o que poderia ser notado em um trabalho artístico, como o ritmo, a afinação, a clareza da história que está sendo contada, as personagens, o figurino entre tantos outros.
Entre as companhias e artistas que compõem a programação estão: Cia. Noz, Cia. da Revista, Grupo Esparrama, Hélio Ziskind, Mão na Luva Teatro para Bebês, Cia. Delas, Cia. Paidéia, O Bonde, Banda POIN, Cia. Circo de Bonecos, Cia. Vagalum Tum Tum, Barbatuques, Lydia Hortélio, Cia. Gravitá, Luciana Nagumo, Marisa Bentivegna, O Pequeno Teatro do Mundo, CantaVento, Lorena Cattanio, Alemberg Quindins e muito, muito mais…
Bate-papos on-line ao vivo após todas as apresentações serão realizados entre o público, representantes da comissão e representantes do grupo artístico que apresentou o trabalho.
O projeto se tornou possível ao ser contemplado pelo edital PROAC Expresso LAB promovido pela Secretaria do Estado de Cultura, através da lei Aldir Blanc. O CICLO – Circuito de Artes e Conceitos de Londrina é parceiro nessa primeira edição do evento.
Serviço:
A Gente Que Fez! – Festival de Artes Feito COM e PARA Crianças – 1ª edição.
De 03 a 28 de março – de quarta a domingo.
Espetáculos de teatro, música e dança.
Oficinas para Crianças.
Oficinas para Adultos.
Rodas de Conversa.
Informações, reserva de ingressos e inscrições através do site da Catarsis (www.catarsis.com.br).
Acompanhe a programação completa pelo Instagram ou Facebook (@catarsisproducoes).
Todas as atividades serão on-line, gratuitas e acessíveis em LIBRAS.