Com a programação de “Sedentos”, o CICLO – Circuito de Artes e Conceitos de Londrina marca a volta dos seus eventos presenciais. De 27 de novembro a 11 de dezembro de 2021, o CICLO recebe a visita de Mario Biagini, diretor associado do Open Program/Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards acompanhado do seu grupo e colaboradores do Brasil, Turquia, Itália, Chile, Coréia e Colômbia. Eles vêm à cidade para conduzir um workshop, de 27 de novembro a 01 de dezembro, para atores, músicos e participantes do Cartão de Visitas no biênio 2020/2021. Os encontros culminarão na apresentação do espetáculo “Sedentos”, inspirado em trechos da obra “A Grande Bebedeira” (La Grande Beuverie), do escritor surrealista francês René Daumal.

Sedentos

“Sedentos” é uma proposta na forma de work in progress para todos aqueles que estão sedentos e em busca de apaziguamento nestes tempos em que as relações parecem tão áridas. Através de trechos selecionados do trabalho de René Daumal, os artistas transmitem sua busca apaziguadora e urgente, na qual a música encontra seu pleno significado. Na prática, o grupo Open Program irá conduzir a construção de um espetáculo com um coro de vozes, leituras dramáticas de trechos, execução de músicas ao vivo e outros elementos cênicos. Este workshop resultará em uma apresentação pública. A estreia acontece no dia 09 de dezembro com reapresentação no dia 11, sempre às 20h, no estacionamento do Campus da UniCesumar, em Londrina. Junto com a performance acontece também a instalação “Te Darei o Céu”, do artista plástico londrinense Danillo Villa.

Sobre a obra

“La Grande Beuverie” é um romance alegórico de 1938 do escritor francês René Daumal detalhando uma trama ostensivamente simples na qual o narrador se embriaga com um grupo de amigos. Com o avançar da festa e da ingestão de álcool, o narrador embarca em uma jornada que vai aos extremos do céu e do inferno. O fantástico mundo retratado em “La Grande Beuverie” é na verdade o mundo comum virado de cabeça para baixo. Os habitantes destes estranhos reinos são muito familiares: cientistas dissecando um animal em seu laboratório, um homem sábio cercado por seus devotos, políticos, poetas expondo sua retórica. Estes personagens fazem brincadeiras hilariantes e jogos intelectuais, que eles consideram como tentativas sérias de encontrar sentido e liberdade.

Workshops, Seminários e Conferências

Além do workshop que acontece de 27 de novembro a 01 de dezembro, Mario Biagini ministra um seminário para professores universitários e interessados em geral de 04 a 08 de dezembro. No dia 06 de dezembro, às 11h, faz uma conferência para convidados no Espaça Vila Rica, com transmissão online. Outro ponto de destaque na programação do CICLO para dezembro é parceira com o coletivo Ciranda da Paz na realização do “Mural das Artes”, nos dias 04 e 05 de dezembro, no Bairro Nossa Senhora da Paz. O Ciranda da Paz é um dos participantes do Cartão de Visitas, juntamente com a Plenária de Mulheres Negras do Norte do Paraná, o projeto Brisa/Funcart e os estudantes indígenas ligados à CUIA – Comissão Universidade para os Índios, da Universidade Estadual de Londrina.

“Sedentos” no CICLO

A partir da obra de René Daumal
Coordenação: Open Program
Dramaturgia: Mario Biagini

Open Program – Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards: Mario Biagini, Felicita Marcelli, Jorge Romero, Asli Turan; em colaboração com: Vicente Cabrera, Lucas Gonçalves, Luciano Mendes de Jesus, Sharon Pacheco; participa da realização de “Sedentos – Londrina” o grupo “Play Zero”, selecionado pelo Korean Arts Council – ARKO para uma residência artística com o Open Program: Hayeon Cho, Sunhwa Jee, Hong Yoonkyung. Com os participantes do workshop criativo.

Canções compostas por Felicita Marcelli e Jorge Romero (a música “Qui peut” inicialmente composta por Agnieszka Kazimierska) e arranjada em colaboração com Mario Biagini e a participação de Vicente Cabrera e Sambou Diarra.

Fotos Open Program: Renato Esposito/ Divulgação

Clique e acesse