Um time de curadores atua desde as primeiras ideias do que viria a ser o CICLO. São estudiosos do teatro, com atuação tanto na academia quanto nos palcos e que acompanham de perto a evolução do fazer cultural na Cidade através da trajetória histórica de eventos, como Festival Internacional de Londrina (FILO). O grupo, formado por Ney Piacentini, Rogério Francisco Costa, Stela Fischer e Valmir Santos indica a linha artística a seguir nos Giros do CICLO, com um recorte da produção teatral da América Latina e no Rever a Volta, as projeções em edifícios da Cidade, com uma diversidade significativa em termos de linguagem e de geografia; contemplando manifestações expandidas de dança, artes visuais, literatura e teatro. Conheça mais sobre cada um dos Curadores:
Ney Piacentini
Pós-doutorando no Instituto de Artes da UNESP, com o projeto A HISTÓRIA DA ATUAÇÃO NO BRASIL. Atual professor temporário na Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) da disciplina Poéticas da Atuação II e atuou como orientador na Pós-Graduação de Direção e Atuação na Célia Helena Centro de Artes e Educação. Foi professor substituto no Instituto de Artes da UNESP na disciplina Laboratório de Atuação e de Processos da Performance V e VI e trabalhou como professor de Direção de Atores na Pós-Graduação em Direção Teatral na Faculdade Paulista de Artes. Possui doutorado e mestrado em Pedagogia Teatral pela ECA/USP. Publicou os livros O ATOR DIALÉTICO: VINTE ANOS DE APRENDIZADO NA COMPANHIA DO LATÃO (fruto do doutorado), EUGÊNIO KUSNET: DO ATOR AO PROFESSOR (fruto do seu mestrado) e STANISLAVSKI REVIVIDO (Org. com Paulo Fávari). Ator com 40 anos de ofício, é integrante da Companhia do Latão desde a sua fundação em 1997. Em 2016 foi Indicado ao Prêmio de Melhor Ator pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) por seu solo ESPELHOS. Em 2018 foi indicado ao Prêmio Aplauso Brasil pelo seu livro O ATOR DIALÉTICO – Categoria Destaque e ao Prêmio Botequim Cultural – RJ como Melhor Ator Coadjuvante por LUGAR NENHUM da Companhia do Latão. É professor, pesquisador teatral e ator e autor de livros sobre atuação e em 2014 recebeu o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro pela sua contribuição ao Teatro Paulista.
Valmir Santos
Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, em 2010. Escreveu em publicações como Folha de S. Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes. Autor de livros ou capítulos no campo das artes cênicas. Colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Doutorando em artes pela Universidade de São Paulo, onde cursou mestrado na mesma área.
Stella Fischer
Atriz e diretora. Faz pós-doutorado em Artes da Cena na UNICAMP (bolsista CAPES), sendo doutora em Artes Cênicas pela USP e mestre em Artes/Teatro pela UNICAMP. Autora do livro “Processo Colaborativo e Experiências de Companhias Teatrais Brasileiras” (Hucitec). É docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Universidade Estadual do Paraná/FAP, no curso de Bacharelado em Artes Cênicas. Em 2018, sua tese de doutorado “Mulheres, performance e ativismo: a ressignificação dos discursos feministas na cena latino-americana” ganhou o Prêmio Capes de melhor tese em artes do Brasil. Em São Paulo, é responsável pelo Coletivo Rubro Obsceno, agrupamento de mulheres artistas com a finalidade de tratar as questões de gênero e ativismos feministas nas artes da cena.
Rogério Francisco Costa
Desde 1999, o artista Rogério Francisco Costa desempenha funções como ator, produtor, cenotécnico e diretor teatral. É bacharel formado pelo curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (2008/2017) e também por meio do Curso Regular da Escola Municipal de Teatro de Londrina (1999/2001) e pelos 10 anos de trabalhos prestados junto à FUNCART (2002/2012). Integra a companhia de teatro londrinense Núcleo Ás de Paus, desde sua fundação em 2008. É articulador do Movimento de Artistas de Rua de Londrina MARL, da Rede Brasileira de Teatro de Rua RBTR e da Rede Paranaense de Teatro de Rua RPTR. Ocupou a cadeira titular da Setorial Teatro, no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Londrina (2017/2019). Atualmente, é professor do Curso Livre de Teatro de Rua da Vila Cultural Canto do MARL.